Com eles, Filhos, Toronto, Viagens & saidinhas

Oba! Toronto tem um feriado dedicado exclusivamente à família

Foto: AGO Divulgação

Como sempre, eu tinha uma lista com uns 200 tópicos que eu gostaria de escrever aqui no blog, mas acabei optando por falar de mais uma data que é celebrada no Canadá. Esta, mais especificamente, em Ontário, província onde fica Toronto. E o motivo da decisão é que ela tem a ver com família, aliás, seu próprio nome já diz tudo: é o Family Day.

Quem visita Toronto por esses dias, vai perceber um clima de final de semana prolongado, mas aqui não tem essa história de emendar, ponte, nada disso. A maioria dos feriados são celebrados às segundas-feiras, como este, comemorado sempre na terceira segunda-feira do mês (este ano, caindo no dia 19), coladinho ao Valentine’s Day (que não é feriado).

O Family Day é um daqueles feriados peculiares, porque não é adotado por todas as províncias, e só começou a valer em Ontário em 2007, quando o então candidato ao cargo de governador prometeu que, se reeleito, criaria mais um feriado para o povo da província. Preciso dizer que ele ganhou a eleição?

Além de Ontário, a data também é comemorada nas pronvíncias de Alberta, Saskatchewan, New Brunswick e British Columbia (nesta última, ela é celebrada na segunda segunda-feira de fevereiro).

É interessante quando viajamos e o destino escolhido está em clima de feriado: às vezes é ruim, porque atrapalha o planejamento da viagem, com o fechamento de lugares que gostaríamos de conhecer, mas às vezes é bom, quando são datas que fazem a cidade ficar mais bonita, enfeitada, animada, com programação especial. Com o Family Day é assim: Toronto, que já é cheia de coisas legais para se fazer com a criançada, fica melhor ainda, com museus e outras instituições culturais com atividades pensadas especificamente para elas.

Aqui uma listinha de alguns dos meus lugares favoritos para curtir a data em Toronto. Não é esnobismo nem estou empunhando bandeiras, mas na lista não constam zoólogicos ou aquários, tipo o Ripley’s, ok? Não acredito no valor de lugares como esses, é só.

Mas vamos ao que interessa?

AGO (Art Gallery of Ontario) – Eu a-mo este museu de arte, que abriga mais de 90 mil peças mas, de tão espaçoso, nem parece que tem tudo isso no acervo. Amo ir sozinha, amo ir acompanhada, amo ir com a Alicia, e amo a lojinha de souvenires deles, também. O lugar é convidativo, dentro de um prédio com uma fachada super estilosa e tem uma seção para a criançada fazer arte, com papel e giz de cera.

Mona Lisa versão Alicia! Retrato vazado para a criançada fazer selfie, na AGO.

Para o Family Day deste ano, o tema será COR, com música e atividades para a família inteira. Os visitantes são convidados a vestirem roupas coloridas e entrar na dança, seja dançando, literalmente, fazendo pinturas (sem tinta), confeccionando máscaras de Emoji, assistindo um filminho ou se jogando na sala de bubble wrap deles. O que é bubble wrap? Plástico bolha! Imagina a bagunça? 317 Dundas Street West, metrô St. Patrick; das 10:30h às 16h; C$ 19,50 (adultos), C$ 16 (idosos), C$ 11 jovens e crianças de até 17 anos, C$ 39 Ingresso-Família (válido para 2 adultos e até 5 jovens e crianças de até 17 anos, com desconto de C$ 10 se comprado online, com antecedência), crianças até 5 anos não pagam.

Bata Shoe Museum – Outro dos meus museus queridinhos, conta a história da humanidade através de sapatos: tem mais de 10 mil deles no acervo (meu sonho de consumo), distribuídos nos cinco andares do museu. Dá para ficar lá o dia todo, lendo todas as plaquinhas explicando cada modelo, de cada geração, de cada país, de cada continente, de cada celebridade (incluindo Michael Jackson, Madonna e Justin Bieber). Isso se você não tiver filhos. Indo com eles, dá para fazer em pouco mais de uma hora, como aconteceu quando eu estive por lá com a Alicia que, aliás, adorou o passeio.

Para o Family Day, o Bata Shoe está convidando famílias com crianças entre 3 a 12 anos para fazer artesanato, brincar de I Spy (jogo de adivinhação) e experimentar sapatos engraçados. 327 Bloor Street West (pertinho do museu ROM), metrô St. George; das 10h às 16h; C$ 14 (adultos), C$ 12 (idosos), C$ 8 (estudantes, com identificação), C$ 5 (crianças entre 5 a 17 anos), C$ 24 Ingresso-Família 1 (1 adulto e até 4 crianças de até 17 anos), C$ 35 Ingresso-Família 2 (2 adultos e até 4 crianças de até 17 anos), crianças até 4 anos não pagam.

Evergreen Brickworks – Para não dizer que eu sou a chata que só fala de museu! Este passeio é um misto de aventura indoor e ao ar livre, e que o papai vai gostar muito de fazer, porque envolve uma cervejinha. O Evergreen Brickworks fica num lugar belíssimo, cercado de verde, às margens da rodovia Don Valley Parkway (DVP).

O conjunto de prédios chegou a ser a maior olaria do Canadá, a Don Valley Brick Works (que forneceu tijolos para a construção de marcos de Toronto, como o castelo Casa Loma, a casa de espetáculos Massey Hall e até a Assembléia Legislativa da cidade) mas, depois de fechar as portas, em 1984, ficou abandonada por anos até ser adquirida e revitalizada pela ONG canadense Evergreen. Hoje, funciona como um centro comunitário natureba, com espaço para a criançada brincar na terra, feira de produtos orgânicos, trilha para caminhadas, biking, entre outros. Ainda dá para ver os fornos da antiga olaria, no espaço que agora faz as vezes de salão de eventos.

Para o Family Day, a criançada pode brincar do lado de fora, com areia, argila (e neve, logicamente) enquanto os adultos podem experimentar cervejas locais no espaço Brewer’s Backyard, além de comidinhas de food truck para acompanhar.

Não paga nada para entrar, só consumo e estacionamento. Conselho: leve umas tranqueirinhas para as crianças beliscarem porque a comida de lá é bem carinha. 550 Bayview Avenue (às margens da rodovia Don Valley Park). Com estacionamento no local, traslado saindo da estação de metrô Broadview ou ônibus 28 Bayview saindo da estação de metrô Davisville.

The Bentway Trail – Mais um mês e não vai dar mais para patinar em Toronto (sim, o inverno tem fim, juro!). Toronto tem mais de 50 pistas de patinação no gelo mas uma das mais badaladas e fora da caixinha é a The Bentway Trail, que não é pista, mas trilha, funcionando debaixo da pista expressa suspensa Gardiner Expressway.

“You owe nobody anything. You just go out there, you pretend you’re at home and you just have the best skate that you can. We’re going to love you no matter what.” – @ericradford85 to @pchan31 before his skate. … Congratulations to @teamcanada figure skaters for winning the Gold medal in the Olympic team event! 🥇🙌🇨🇦 _____ Feeling inspired by our #teamcanada athletes? Head over to The Bentway! We’re open today from 11am – 9pm with rentals available from 4pm – 9pm. Monday also means free skate rental nights (from 6 – 9pm) thanks to @bbishopairport and pop-up skate instructions from the #WestTorontoSkatingClub (from 6 – 8pm). _____ #tobentway #bentway #thebentway #reimaginewinter #bentontwinter18 #toronto #torontolife #lovetoronto #torontolove #cityscape #downtown #ontario #canada #discoveron #travelgram #travel #winter #events #skating #urbanism #architecture #urbandesign #publicspace #olympics #free #skatenight

A post shared by The Bentway 📍Toronto (@thebentway) on

Inaugurada no começo deste ano, está promovendo festas com DJs todas as sextas-feiras, a partir das 8h da noite (até 2 de março). Para o Family Day, a festa vai rolar o dia todo, assim como aulas gratuitas de patinação para os novatos e cafezinho, também na faixa, cortesia do McCafé (McDonald’s). Fica à leste do Fort York Visitor Centre (250 Fort York Blvd), entre a Strachan Avenue e Bathurst Street. De transporte público: bondes 511 Bathurst, 509 Harbourfront ou ônibus 121 Fort York-Esplanade.

Horário especial para o Family Day:

  • Trilha: das 11h às 21h
  • Aluguel de patins: das 11h às 21h (C$ 10 adultos e C$ 5 crianças menores de 12 anos. O menor tamanho disponível de patins para crianças é o Toddler 8, que fica bom para uma criança de quatro anos)
  • Strongbow Lounge: das 11h às 21h
  • Trailer do McCafé: das 15h às 21h
  • Aulas gratuitas de patinação no gelo: das 13h às 17:30h

TIFF BellLightbox – A casa do Festival Internacional de Cinema de Toronto, o TIFF. O festival só acontece em setembro mas o complexo funciona o ano todo, com salas de cinema, exposições e eventos especiais, como o digiPlaySpace, que tem seu início meio que coincidindo com o Family Day. É um espaço voltado para experimentos com mídias digitais interativas, para crianças entre 3 a 13 anos. Ano passado eu levei a Alicia. Ela se divertiu à beça mas não a ponto de ter valido a pena ter investido 40 dólares na empreitada (C$ 13 dólares o ingresso, por pessoa), mais estacionamento e comida. Não que o espaço não valha a pena; é excelente, mas para crianças um pouco mais velhas. Me lembro de ter passado um tempão nas mesas com papéis para colorir e recortar e nos iPads com joguinhos. Agora, ela com quatro aninhos, acho que vai aproveitar melhor, está mais interessada no que acontece no mundo, mais inquisitiva.

No DigiPlaySpace, ano passado, vidrada no iPad com joguinhos…

No digiPlaySpace, as atividades são agrupadas por idade e sempre voltadas à experimentação, como por exemplo, a tela Mizura, feita de material macio que, quando tocada, canta e se ilumina. Na Sketch Aquarium, a criança desenha um peixinho e é convidada a passá-lo por um scanner, que projetará a imagem num aquário digital gigante (ah, aquário assim eu gosto).

Para quem gosta de games, será possível fazer o seu próprio, com o auxílio do aplicativo Hopscotch (para crianças a partir de 9 anos). Será que eu consigo? 350 King Street West, metrô St. Andrew; de 17 de fevereiro a 22 de abril, para crianças de 3 a 13 anos; C$ 11 dólares nos dias da semana e C$ 13 aos sábados, domingos e feriados; horário para o Family Day: das 10h às 18h. Outros dias, verificar no website.

Por último, o que fecha em Toronto no feriado de Family Day: os shoppings Yorkdale e Fairview Mall, bancos, prédios municipais e bibliotecas.

Shoppings abertos no feriado: Eaton Centre (das 10h às 21h30) e o Toronto Premium Outlets (das 9:30 às 19h).

 

Um Feliz Dia da Família em Toronto!

Fotos: Alessandra Cayley, quando não mencionado crédito na legenda

Leave a Reply

Required fields are marked*