Com eles, Primeira vez, Toronto, Virei mãe

Nossa primeira Santa Claus Parade em Toronto

Engraçado como ter uma criança na vida da gente muda nossa perspectiva de mundo, e nosso calendário de eventos imperdíveis! Em 14 anos de Canadá eu jamais fui ver a Santa Claus Parade, a parada da chegada do Papai Noel na cidade. Você me encontraria fácil, fácil na primeira fila do desfile da coleção de inverno da Chanel, isso sim! Mas agora, me pego contando os dias para ver o bom velhinho e sua turma aterrissando por aqui, e nem penso no modelito que vou usar no dia.

Para quem é marinheiro de primeira viagem como eu, separei umas dicas de sobrevivência ao evento, que lota, é demorado e realizado todo ao ar livre, em pleno novembro, já bem frio por aqui.

A parada

A Santa Claus Parade é um dos eventos mais tradicionais e populares de Toronto, em sua 113ª edição. Este ano, será realizada no domingo, 19 de novembro. Ela tem início nas esquinas das ruas Christie Street e Bloor Street, passando pelo museu ROM, próximo ao shopping Eaton Centre, terminando no St. Lawrence Market, num percurso de quase seis quilômetros e aproximadamente duas horas e meia de duração.

O Papai Noel e suas renas são as figuras mais aguardadas, é claro, mas até eles entrarem na dança, quer dizer, na parada, espere um desfile com toda a sorte de bandas, carros alegóricos decorados com temas natalinos e personagens dos desenhos infantis, assim como os Celebrity Clowns (Palhaços-Celebridades).

Qualquer um que queira doar CAD$ 1.200 para a ONG que organiza o evento pode ser um deles (CAD$ 500 para o caso de crianças com idade entre 10 a 18 anos). O palhaço abastado tem direito a um recibo para abater a doação do imposto de renda e benefícios, como: ingressos para a família ver a parada num lugar especial, comida, maquiagem, fotos e um álbum com os melhores momentos do evento para recordação.

Quando e como chegar

A parada começa por volta das 12h30 mas é bom chegar cedo se quiser garantir um bom lugar. Se estiver com crianças pequenas, a dica é pegar o desfile logo no começo, na área do parque Christie Pits Park. Assim, dá para ver tudo sem ter que esperar muito e ir para casa mais cedo.

Uma área especial para cadeirantes será montada nas esquinas da ruas University Avenue e College Street.

De carro ou de transporte público?

Se possível, vá de transporte público. As principais estações de metrô ao longo da parada são: Christie, Bathurst, Spadina, St. George, Museum, Queen’s Park, St. Patrick, Osgoode, Queen e King.

Uma boa ideia é adquirir o Group/Family Day Pass do TTC. Por CAD$ 12 ele dá direito a uso ilimitado, por um dia, dos ônibus e metrôs operados pela empresa, para até seis pessoas (no máximo dois adultos até 19 anos no grupo). Crianças de até 12 anos não pagam passagem.

Indo de carro, reserve um tempinho a mais para eventuais engarrafamentos por causa do fechamento de algumas ruas para a parada. Aqui o link para a rede de estacionamentos Green P, para não ficar feito doido procurando vaga.

O que levar e como se vestir

A previsão do tempo para o dia da parada é de seis graus (positivos, calma!). Agasalhe-se bem e à família (em camadas, feito cebola, como dizemos por aqui). Vale levar um par de luvas extras para as crianças e uma mantinha para enrolá-las no caso de o frio apertar.

Leve, também, garrafas térmicas com chocolate quente e tranqueirinhas para beliscar. Se você for como eu, que tenho um super penico portátil para a Alicia, que nos acompanha em todas as aventuras, melhor ainda (não esqueça papel higiênico ou lencinhos  de papel!). Se não, tente ficar próximo a um Starbucks ou Tim Hortons da vida, no caso de ter que sair correndo para achar um banheiro ao ouvir o fatídico “Mamãe, xixi!” no meio da parada.

Para matar o tempo, tenha em mãos brinquedinhos para distrair os pequenos, tipo: adesivos, um livrinho, giz de cera e um kit de colorir com tema de Natal, como estes aqui, circa 1952, do site do governo do Canadá, muito fofo!

Outra ideia legal é pedir para que a crianças escrevam uma cartinha para o Papai Noel, que deverá estar devidamente envelopada e endereçada para: Santa Claus, North Pole, H0H H0H (destinatário, cidade, caixa postal). Num dado momento da parada, parece que os assistentes do Papai Noel sairão arrecadando as cartinhas do público.

Se não der para entregá-la em mãos, deixe-a numa das caixas de coleta do correio. Só não esqueça de colocar seu endereço também, para que o Papai Noel possa responder de volta!

A parada entre quatro paredes

Apesar de estar contando os dias para a parada, passar frio não é comigo. Por isso, resolvi gastar um pouco mais e assisti-la de perto, mas do quentinho.

Todos os anos, o restaurante Gardiner Bistro, que fica dentro do museu de arte cerâmica Gardiner Museum (do outro lado da rua do museu ROM), realiza um brunch especial por ocasião da Santa Claus Parade. O legal do lugar é a vista irrestrita que oferece da rua, justamente onde a parada vai passar. Sem contar que não será preciso levar nada, nem penico.

Vou avisar que o preço para este ano está salgado, mas vale tirar proveito do fato de que crianças de até 2 anos não pagam (pelamor, né?). O brunch sai por CAD$ 75 para adultos (acima de 13 anos) e CAD$ 39 para crianças entre 3 a 12 anos de idade, com café, chá, impostos e gorjetas incluídos no preço.

Apesar de caro, o brunch é disputadíssimo e as reservas esgotam-se rapidamente. Informações pelo e-mail: gardiner@alacartekitchen.com.

Eu pesquisei para encontrar outros lugares que estariam oferecendo pacotes assim mas não encontrei nada para este ano. Quem souber de alguma coisa, compartilhem com a gente nos comentários, ok?

Como sempre, eu volto para contar como foi a experiência e se valeu o investimento!

Para quem estiver em Toronto neste dia, um ótimo desfile!

 

Santa Claus Parade

Domingo, 19 de novembro

Início às 12h30 entre as esquinas das ruas Christie Street e Bloor Street

 

Este post não é patrocinado. Todas as despesas sairão por nossa conta, exceto por uma entrada para um adulto para o brunch, oferecida pelo Gardiner Bistrô como agradecimento por citá-lo no blog. 

 

(Fotos: Santa Claus Parade Twitter)

 

 

 

Leave a Reply

Required fields are marked*