Com eles, Outros Papos, Primeira vez, Toronto, Viagens & saidinhas

CP Holiday Train: o trem mágico e do bem, em Toronto

Parei tudo o que estava fazendo para escrever este post porque quero que todo mundo saiba: saiu a rota do CP Holiday Train! E este ano eu não vou perder, nem você!

O CP Holiday Train é um projeto pra lá de especial da histórica companhia de trens Canadian Pacific Railway, fundada em 1881 e em operação até hoje, parte da história do desenvolvimento do Canadá.

Sua primeira viagem foi em 1999 com o objetivo de arrecadar doações de alimentos ou em espécie para Bancos de Alimentos de comunidades do Canadá e Estados Unidos. Em sua 20ª edição, o CP Holiday Train já arrecadou C$ 14,5 milhões e quase duas mil toneladas de alimentos.

Além de ser do bem, o trem ainda é lindo! Todos os seus 14 vagões são decorados com centenas de milhares de luzes LED, do lado de fora, que ficam acesas durante toda a sua jornada (só apagando para cruzar a fronteira do Canadá com os Estados Unidos).

Na verdade, são dois CP Holiday Train: um com destino os Estados Unidos e outro que atravessa o Canadá. O daqui irá fazer 171 paradas, partindo de Montreal, em Quebec, no dia 27 de novembro e passando pelas províncias de Ontário, Manitoba, Saskatchewan, Alberta e British Columbia, seu destino final, onde chegará no dia 18 de dezembro, na cidade de Port Coquitlam.

O trem que vai para os EUA também começa e termina sua jornada no Canadá, saindo de Montreal, dia 25 de novembro, rumando no sentido sul e parando em Nova York e Ontário, Chicago (Illinois), Iowa, Missouri, Wisconsin, Minnesota e Dakota do Norte antes de chegar ao seu destino final, no Canadá novamente, a cidade de Weyburn, na província de Saskatchewan, dia 1º de dezembro.

Cada parada, uma festa!

A cada parada, o CP Holiday Train abre um de seus vagões para um pequeno show com bandas ao vivo, coisa de meia hora. Não é possível entrar no trem mas podemos curtir o espetáculo e tirar dezenas de fotos de seus vagões iluminados.

O evento é gratuito pedindo-se apenas doações de alimentos não-perecíveis ou valores em dinheiro. Toda a arrecadação é feita por representantes dos bancos de alimentos da comunidade onde o trem faz a parada. E tudo o que é arrecadado fica por lá mesmo, para uso dos bancos de alimentos locais.

Quais alimentos doar?

A ideia é contribuir com alimentos saudáveis, como:

  • Produtos à base de grãos – pão, arroz e bolachas integrais, cereais, barras de granola;
  • Legumes e frutas – enlatados, suco de frutas 100% natural, molho de tomate, sopa enlatada, suco de tomate e compota de maçã;
  • Produtos lácteos – leite em pó seco, mistura para pudim, leite fresco, iogurte e queijo (se aceitos);
  • Carne e alternativos – enlatados à base de carne e peixe, pasta de amendoim, feijão e lentilhas (enlatados ou crus).

Dê preferência a produtos com teor de sódio reduzido. Uma boa ideia para saber o que doar é verificar com o banco de alimentos de sua região quais produtos eles aceitam e precisam.

Rota

Aqui, a rota canadense do CP Holiday Train, mas eu destaco suas paradas em Toronto e  GTA (Greater Toronto Area) abaixo:

Toronto – Quinta-feira, 29 de novembro

Chegada: às 20:15h, show das 20:30 às 21h

750 Runnymede Road, em frente do escritório do terminal CP Lambton Yard (próximo à interseção da Runnymede Road com St. Clair Ave West)

Vaughan – Sexta-feira, 30 de novembro

Chegada: às 10h, show das 10:15h às 10:45h

Cruzamento de trem da Nashville Rd, próximo ao antigo elevador de grãos

Atrações: Terri Clark, Sierra Noble e Kelly Prescott

Agora é disseminar o bem e continuar a contar pra todo mundo!

#HealthyDonations      #CPHolidayTrain

Fotos: CP Railway Divulgação

4 Comments

  1. Fomos no ano passado e amamos. As crianças adoram e o show mesmo sendo bem rapidinho é super animado!

    1. Alessandra Cayley

      Pois é, nós não estávamos em Toronto e eu perdi! Mas esse ano não me escapa! Te vejo por lá? bjs, Sandra!

  2. Melina

    O endereco 50 Runnymede Road, esta errado, seria melhor arrumar para nao confundir as pessoas

    1. Alessandra Cayley

      Oi, Melina, tem razão: faltou um número 7 na frente! Consertado, obrigada pelo toque! 😘

Leave a Reply

Required fields are marked*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.