Bilinguismo, Educação, Filhos

Dilema de expatriado: como passar a língua portuguesa para seus filhos?


Como fazer para que filhos de brasileiros nascidos no exterior ou emigrados em tenra idade mantenham contato com a cultura e língua de seus pais?

Este é um tema muito importante que há tempos eu venho querendo abordar aqui no blog. Quem me conhece e me segue nas redes sociais sabe do perrengue que eu passo para que a Alicia, minha filha de quatro anos,  adote/ame/sinta vontade de aprender e se comunicar em português. E sei que não estou sozinha nessa. Acredito que esse seja um dos maiores desafios de brasileiros que tenham optado em morar no exterior, mas que queiram manter a língua materna viva dentro de casa, passá-la para seus filhos que não serão brasileiros ou que tenham deixado nosso país ainda pequenos.

Para situá-los, em casa somos em três: eu, meu marido e a Alicia. Eu sou de São Paulo e estou em Toronto há quinze anos. Meu marido é canadense e fala muito pouco em português. A Alicia nasceu aqui. Com ela, eu só falo em português, exceto quando preciso me fazer entendida à pessoas que estão ao meu redor e não entendam o idioma. Quando isso acontece, falo com ela em português e repito, tudo de novo, em inglês.

Ela entende absolutamente tudo em português, mas me responde em inglês ou, na melhor das hipóteses, mistura 90% de inglês e 10% em português. Uma deliciosa “salada de idiomas”, com frases divertidíssimas, mas haja paciência para continuar motivada! 

Há um ano, eu conheci o pessoal do Português Lúdico e me apaixonei pela proposta do projeto, também por suas idealizadoras: as cariocas Camilla e a Juliana (de novo, quem me segue sabe o quanto eu babo por essas meninas!).

Desde então, a Alicia frequenta, semanalmente, as aulas do Português Lúdico, o que contribuiu bastante para seu entendimento da língua. Hoje, ela diz frases inteiras em português, a porcentagem do idioma na “salada” dela vem aumentando, se interessa em ouvir histórias na nossa língua e até cantar em português ela canta!

De maneira alguma querendo jogar confete, mas percebo que nas aulas não há somente o aprendizado da língua, mas há amor genuíno, carinho no trato, coisa que só brasileiro entende. Por isso, fiquei feliz e honrada quando elas aceitaram meu convite para escrever sobre este tema para o nosso blog. Espero que possa ajudá-los:

Por Camilla Cariello e Juliana Braz – Mentoras do Projeto Português Lúdico no Canadá

Famílias que moram no exterior sabem como a língua se perde com facilidade. As crianças iniciam a escola/creche e rapidamente, por necessidade de socialização e interação, a língua predominante passa a ser a do seu país de residência. Famílias em que um dos pais não falam Português enfrentam uma realidade ainda mais complicada. Por vezes, um dos pais torna-se a única referência da língua e da cultura brasileira.

Conversando com algumas famílias brasileiras no Canadá, percebemos que a preocupação em manter a Língua Portuguesa não era apenas nossa, mas um desafio enfrentado por muitos. Diversas famílias questionam-se sobre o que fazer para preservar e desenvolver o Português em seus filhos. Para muitos é uma questão de identidade e preservação de laços; outros enxergam como oportunidades futuras.

Antes de realizarmos nossa mudança para o Canadá estudamos sobre o que é conhecimento como PLH (Português como Língua de Herança). Este não é um campo de estudo tão antigo, mas vem sendo pesquisado e praticado em muitos países que recebem imigrantes brasileiros.

Uma língua de herança é aquela utilizada com restrições, limitada a um grupo social ou ao ambiente familiar, e que convive com outra língua em outros setores, instituições e mídias da sociedade em que se vive. O Português é uma língua de herança para os filhos de brasileiros que moram no exterior.

Através desta realidade, desejo e pesquisas, nasceu o Português Lúdico. Por sermos pedagogas apaixonadas por educação e Língua Portuguesa, decidimos juntar o útil ao agradável, dedicando o nosso conhecimento e experiência neste projeto. Nossa missão é fazer com que a Língua Portuguesa e a cultura brasileira permaneçam vivas em todas as famílias, promovendo uma atmosfera de aceitação e admiração à identidade brasileira, proporcionando um aprendizado prazeroso através de uma interação saudável entre crianças que compartilham histórias parecidas de vida.

Com um ano de Português Lúdico no Canadá, comprovamos algumas estratégias bastante eficazes na manutenção da Língua Portuguesa. Esperamos ajudar vocês, famílias expatriadas, nessa luta!

1) Adote uma política linguística familiar

Ao decidir pela manutenção e desenvolvimento do Português como língua de herança, recomendamos aos adultos que adotem uma política linguística familiar que seja adequada à sua rotina. Isso significa que a família deve sistematizar o uso do português em casa de forma coerente. Se for possível manter esta língua como única no ambiente familiar, é interessante combinar momentos do dia no qual todos irão se esforçar para falar Português. Isto também vale para os cônjuges que não falam Português. Ao concordar com esta dinâmica, este também deve se esforçar para aprender pelo menos algumas palavrinhas.

A leitura de clássicos infantis antes de dormir também pode ser uma ótima ideia, assim como histórias do folclore brasileiro. Estas são formas de promover momentos interativos em Língua Portuguesa para seus filhos.

2) Cante músicas brasileiras

Quem canta seus males espanta. Além disso, a memorização quando o vocabulário está relacionado à uma melodia é comprovadamente bem mais eficaz. Músicas ativam mais áreas no cérebro relacionadas à linguagem do que qualquer outra atividade! Com a tecnologia não há desculpas para não encontrar cantigas brasileiras. A música, além da ampliação do vocabulário e estimulação da memória, costuma contar muito sobre a cultura de um povo.

3) Mantenha um calendário brasileiro com datas comemorativas

Para a manutenção da cultura brasileira, vale a pena manter um calendário com datas comemorativas do Brasil e conversar sobre estas datas com as crianças. Coloque este calendário na sua geladeira e não deixem nenhum evento especial escapar da sua memória. Certamente será uma delícia descobrir e relembrar histórias com seus filhos. No final, todos acabam aprendendo sempre mais.

Trabalhinho das crianças durante a fase de Lendas & Parlendas no Português Lúdico
Vamos pular fogueira?!

4) Compartilhe histórias vividas no Brasil

Contar histórias da infância no Brasil, falar da história de seus antepassados e momentos felizes que viveram juntos também é uma ótima saída para compartilhar cultura e história de vida. Peça para um parente que vier visitar trazer álbuns de fotos reais e viaje nesse túnel do tempo!

5) Prepare comidas típicas brasileiras

A rabanada do Natal, a famosa feijoada ou a canjica da festa junina. Fazer comidas típicas brasileiras também é uma excelente forma de fortalecer os laços com a pátria amada Brasil, além de promover conversas no idioma, apresentar ingredientes típicos e reforçar o vocabulário.  

Alicia, toda concentrada, fazendo doce de batata-doce na aula do PL. Ficou uma delícia!

6) Fique atento aos eventos que grupos brasileiros promovem no Canadá

Vale ficar atento aos eventos que grupos de brasileiros promovem aqui no Canadá. Existem muitos grupos que organizam e divulgam eventos, conectando famílias com histórias de vidas semelhantes que possam interagir e se ajudarem. Se você ainda não faz parte de nenhum, use palavras chaves, como: Brasileiros, Canadá, Toronto, Brasil, dentre outras. Certamente você encontrará inúmeras possibilidades.

Aproveitamos para indicar um evento super bacana que estaremos realizando para famílias brasileiras com crianças em Toronto. A Matinê Brasil Cultural ocorrerá no sábado, dia 5 de maio.

Camilla e Juliana com as cobiçadas camisetas do Português Lúdico. Eu quero uma!

Gostou da postagem? Tem alguma pergunta para as meninas do Português Lúdico? Deixe um comentário abaixo. Se apaixonou pelo projeto? Acompanhe o Português Lúdico nas redes sociais, no Facebook e no Instagram, e não deixe de reservar seu lugar na matinê cultural! 

 

Imagens e fotos: Português Lúdico 

2 Comments

  1. Ameeeeeeeei saber mais sobre esse projeto lindo que é o Português Ludico! Realmente tem muito muito amor ali! A gente vê de longe! 💕💕💕 Parabéns meninas!!! Eeee também quero uma camiseta! Como compra?

    1. Alessandra Cayley

      Legal, né, Isabella? Bom saber que gostou. Conta pra todo mundo que tem filho pequeno em Toronto, é de grande valia. Um abração e obrigada pelo comentário.

Leave a Reply

Required fields are marked*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.