Outros Papos, Primeira vez, Toronto

Festival de Chá em Toronto. Eu vou, sem a Alicia…

Este post é para ser apreciado tomando uma boa xícara de chá. Vai lá pegar a sua, eu espero.

Você já participou de alguma cerimônia do chá? Eu acho lindo, adoro a bebida e toda a cultura e sutileza dos rituais que a cercam, mas nunca participei de nenhum. Então, imagina como fiquei feliz quando fui convidada a participar de não apenas um, mas três cerimoniais diferentes, parte da programação do Festival do Chá de Toronto, que acontece no próximo final de semana, dias 28 e 29 de janeiro.

E olha que tudo: vai ser dentro da maior biblioteca de Toronto, a Reference Library. Double treat (mimo duplo), como dizemos por aqui.

O evento, na sua 5ª edição, conta com mais de 50 expositores, desde sommeliers de chá, autores de livros sobre o assunto, historiadores, chefs a empresas de chá de diversos países.

Na programação, além das cerimônias do chá das culturas chinesa, coreana e japonesa, haverá também, degustação (com comidinhas próprias acompanhando) e seminários com gente que entende do riscado, como o autor, montanhista e explorador canadense Jeff Fuchs, estudioso aficionado pela história do chá proveniente da região tibetana conhecida como Ancient Tea Horse Road (a Antiga Rota dos Chás e dos Cavalos), uma das mais antigas rotas comerciais do mundo.

Partindo de Shangri-la, na província de Yunnan, sudoeste da China, Fuchs foi o primeiro explorador ocidental a percorrer, a pé, os quase seis mil quilômetros de extensão da região, que atravessa os Himalaias e dezenas de outras culturas. Da aventura, escreveu o livro The Ancient Tea Horse Road: Travels with the Last of the Himalayan Muleteers (A Antiga Rota do Chá e dos Cavalos – Viagens com os Últimos Muleteiros dos Himalaias). Eu achei uma versão em português na Fnac de Portugal. Se alguém encontrar aí no Brasil, avisa aqui pra gente.

Interessou? E olha que Fuchs é apenas um dos convidados. Dá uma olhada no site do evento ou no Facebook deles para ver a lista completa de palestrantes. Vale a pena conferir. Eu vou estar lá.

A Alicia? Vai depois, para o final, quando todas as cerimônias tiverem terminado. Melhor assim, acreditem…

 

5º Festival do Chá de Toronto

www.teafestivaltoronto.com

Dias 29 e 30 de janeiro de 2017

Das 10h às 17h

Os ingressos estão à venda no website oficial do festival a $25 para os dois dias do evento ou $15 para dias em separado.

Toronto Central Reference Library, Salão Bram & Bluma Appel

789 Yonge Street, metrô Bloor-Yonge

 

(fotos: website oficial do evento)

 

 

 

Leave a Reply

Required fields are marked*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.