Outros Papos, Toronto

O St. Patrick’s Day e suas tradições nada ortodoxas…

Vendo duende…(foto: thestar)

Estando em Toronto, Chicago, Nova York, mas principalmente, em qualquer parte da Irlanda, por estes dias, perceba que a cor verde, de uma hora para outra, começou a predominar no dia a dia da cidade, no figurino dos transeuntes, nas vitrines, nos comerciais, até rios inteiros tingidos de verde, como no caso de Chicago. Percebeu?

É porque sexta-feira, dia 17, é dia de São Patrício, o santo mais querido da Irlanda, padroeiro da crença cristã daquele país.

Foi ele, um ex-escravo e sacerdote, o incumbido a disseminar a fé cristã numa sociedade 100% pagã, os Celtas, que habitavam a Irlanda do século V. E o fez de mansinho, esperto, sem guerra nem nada, utilizando os símbolos da crença daquele povo, como o trevo (shamrock, em inglês), símbolo maior da cultura irlandesa, para explicar as tradições do catolicismo, neste caso o trevo representando a Santíssima Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo).

Aliás, você sabia que trevo de quatro folhas é uma raridade? Por isso, dizemos que quem o acha tem boa sorte. Legal, né?

Voltando ao dia de São Patrício (ou St. Patrick’s Day, em inglês, ou St. Patty’s, para os íntimos), ele é celebrado não só na Irlanda mas em diversas partes do mundo, especialmente naquelas com grande concentração de imigrantes irlandeses, como o Canadá. Por aqui, o dia é tão importante que as crianças aprendem na escola sua importância e como comemorá-lo. Quer aprender também?

Primeiro, comece usando uma roupa verde, a cor oficial da Irlanda. Segundo, dê uma ousadinha: põe um chapéu de duende, pendure um trevo bem grande no pescoço, improvise uma fantasia de druida, o que quiser (aqui em Toronto, vai no dollar store e faça a feira nas prateleiras lotada de acessórios para a ocasião).

Daí, chame os amigos, os amigos dos amigos, os inimigos, a namorada, a ex-namorada, o namorado da ex-namorada e dê um festão. Ou melhor, ache um festão e leve todo esse povo junto. Não importa, a ideia é festejar. O povo gaulês parece gostar tanto de uma boa muvuca como nós, brasileiros.

Mas sempre foi assim?

No princípio, as comemorações do dia de São Patrício (na verdade, dia de sua morte, já que pouco se sabe do início de sua vida), eram feitas com missas e paradas nas ruas, o que ainda acontece, mas o que é mais difundido mesmo é a “bebemoração” em bares e pubs, com muita cerveja verde ou da marca Guinness.

Mas o que o legado de um santo cristão tem a ver com boteco e loira gelada, certo? Pois é, mas quem somos nós para questionarmos os irlandeses, celebrando o Carnaval e a Quarta-Feira de Cinzas como fazemos…

Se quiser saber mais, dá uma olhada neste post do blog  e-Dublin, feito por brasileiros que moram na Irlanda, o melhor material em português que eu achei na Internet, sobre o assunto.

E para quem estiver em Toronto e quiser comemorar o St. Patty’s Day como um irlandês da gema, algumas opções (texto tirado do blog Visite Toronto, da Associação de Turismo de Toronto. Não esquenta, não é plágio, foi escrito por mim também!):

Parada para o dia de São Patrício em Toronto (foto: parkbench.com)

St. Patrick’s Day Parade – A maior parada para o dia de São Patrício do Canadá, comemorando 30 anos de existência. Pode levar a criançada para assistir. Domingo, 19 de março, das 12h às 15h, saindo da esquina entre as ruas Bloor e St. George (na frente do estádio Varsity da universidade de Toronto, metrô St. George), passando pela Yonge St. e terminando no espaço Nathan Phillips Square. Gratuito. www.stpatrickstoronto.com

Doações de produtos não-perecíveis serão aceitas em nome do Daily Bread Food Bank, que distribui alimentos para famílias carentes em Toronto e GTA (Greater Toronto Area).

Festas em bares e pubs na cidade

(Observação: em Ontário, só é permitida a venda de bebidas alcoólicas para maiores de 19 anos. Muitos estabelecimentos pedem identificação na entrada, só aceitando passaporte, no caso de estrangeiros.)

Nos dias que antecedem o St. Patrick’s Day e no final de semana após a data, praticamente todos os bares da cidade entram no clima de comemoração em homenagem ao santo. Escolha o que mais gostar ou vá de pub crawl, maratona de bares ou rastejada, em português, pulando de bar em bar. Boas ruas para a via-sacra não tão sacra assim são: College Street, King Street e Queen Street (tanto faz o lado leste ou oeste).

Mill St. Brewmasters Dinner – para o dia de São Patrício, a cervejaria Mill St. vai preparar um jantar com comidas típicas irlandesas, de cinco pratos, com harmonização de cerveja, claro, e assinados pelo chef da casa, Joel Manning (Eu quero ir!!! Alguém fica com a Alicia para a gente, please???). Quinta, 16 de março, das 18h30 às 23h, Ingressos à $69,99; 21 Tankhouse Lane, Distrito Histórico da Destilaria, www.millstreetbrewery.com

Steam Whistle Brewing – a festa e a comilança também vão rolar soltas nas instalações da cervejaria Steam Whistle, tudo tipicamente irlandês e regado à cerveja Pilsen, da marca, além de whisky, vodca e Baileys (que também é irlandesa). Sexta, dia 17 de março, das 16h à 1h. Ingressos à $25; Roundhouse, 255 Bremner Blvd (na frente da torre CN),www.steamwhistle.ca

SPD Guinness

Guinness SPD Toronto – A maior festa para o St. Patrick’s Day em Toronto onde, por um dia, todo mundo vira irlandês. Comemore o dia de São Patrício com apresentações de bandas ao vivo, DJs, performance de danças típicas irlandesas, num mega complexo de entretenimento, com mais de 4 mil metros quadrados, à beira do lago Ontário. Chegue cedo e aprecie panquecas para o café da manhã, sem moderação. Sábado, dia 18 de março, das 11h às 21h (três horários para entrada: das 11h às 13h30; das 15h30 às 16h30 e das 18h às 19h. Uma vez dentro, pode ficar até o final do evento); 11 Polson Street;www.spdcanada.com

Viu que as chances de encher o caneco até transbordar são grandes, né? Então, nada de dirigir: aproveite que andar de transporte público está mais barato, esta semana (falei, aqui); entorne uma pelo santo e vê se não enche muito a cara para lembrar dos momentos bons, pode ser?

 

 

Leave a Reply

Required fields are marked*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.