Outros Papos, Toronto

O que é Remembrance Day e como é comemorado no Canadá

Vocês já devem ter visto algumas pessoas usando umas florzinhas vermelhas na lapela por esses dias aqui no Canadá. São as poppy flowers, ou papoulas, símbolo do Remembrance Day ou Dia da Memória, em homenagem aos soldados canadenses que perderam suas vidas na Primeira Guerra Mundial. O dia escolhido é 11 de novembro, data da assinatura do armistício entre a Alemanha e as nações aliadas.

O acordo foi assinado no dia 11 do mês 11 às 11 horas da manhã. Desde então, no dia do Remembrance Day, neste horário, toda a nação para por dois minutos em homenagem aos seus veteranos de guerra. E é interessantíssimo presenciar a cena, porque eles realmente param, mesmo, tudo o que estão fazendo, até o trânsito!

Quando eu trabalhava em escritório, me lembro de ver, de repente, todo mundo largando caneta, telefone, computador e se reunindo na frente dos televisores (era um grupo de emissoras de TV) para ver as comemorações oficiais e participar do silencioso tributo. Com aquela música solene de fundo, dá até nó na garganta.

Quando começar?

A Alicia está no jardim da infância e, para a minha surpresa, eles também estão preparando comemorações para a data com os pequenos. Essa semana, ela chegou em casa com uma poppy de papel e, no dia seguinte, começou a me explicar que a flor representa “os soldados que morreram”.

E eu: “Ah, é? Morreram do quê?”

Não soube explicar: “Ah, mamãe, alguns morreram, outros não”.

Eu: “Entendi…”

E assim ficamos. Ainda era cedo, não quis esticar, explicar o que é guerra antes mesmo do café da manhã!

Não gosto de deixar nada no ar, mas fiquei pensando se não seria muita informação pra cabecinha dela, àquela hora do dia. Não estava preparada para explicar o que a data significa, o que é guerra. De verdade, fiquei espantada com o fato de crianças da idade dela (4, 5 anos) estarem falando sobre isso, entende?

Não sei como o assunto foi abordado, como ela absorveu a ideia. Acho importante semear o respeito pelos que morreram pela nação, às tradições, etc e tal, mas acho que eles podiam começar a tocar neste assunto em classes com crianças um pouco mais velhas.

Ainda hoje, por coincidência, conversei com uma mãe que me disse que a creche da filhinha dela de três aninhos trouxe este assunto para a classe! Como assim? Será que ela precisa deste tipo de informação à esta altura da vida? O que isso irá agregar?

Em contrapartida, acho bonito uma nação manter um símbolo de respeito como este e conseguir se unir, ao menos por dois minutos, para agradecer seus veteranos de guerra.

A poppy flower da Alicia, que ganhou decoração especial e, segundo ela, agora é uma bússola!

Esta semana, você via mensagens sobre o Remembrance Day por todo o canto. Até no meu condomínio, nos jardins de algumas casas e no escritório do complexo.

Bandeirinhas no jardim do escritório do meu condomínio, em homenagem aos soldados que perderam suas vidas em campos de batalhas, pelo país.
Em uma das casas do condomínio

Mas, por quê papoulas?

A inspiração vem do poema In Flanders Field, escrito pelo tenente coronel John McGrae, depois de enterrar um membro de sua infantaria e grande amigo nos campos de Flanders, na Bélgica. As papoulas foram as primeiras flores a nascerem no cemitério improvisado.

Qualquer um pode usar o broche de papoula. De acordo com este artigo da emissora CBC, ele deve ser colocado próximo ao coração e ser usado até 11 de novembro, quando deverá ser depositado na “sepultura”, representando as flores que nasceram nas sepulturas dos soldados, na Bélgica. Claro que não vamos em nenhum cemitério; o que as pessoas fazem é depositar as poppies nos locais onde são realizadas as comemorações oficiais. O que não vale é usar a mesma poppy todos os anos, porque o dinheiro arrecadado com suas vendas vai para o fundo administrado pelo Royal Canadian Legion em apoio aos veteranos de guerra do Canadá.

Na frente do Queen’s Park, onde fica a Assembléia Legislativa de Toronto, há um memorial para os veteranos de guerra. Ali, será celebrada uma das comemorações oficiais, com desfile militar e coroas de flores colocadas no memorial, incluindo a People’s Wreath (Coroa do Povo), que poderá ser decorada com a sua poppy. Dia 11 de novembro, às 10:45, Ontario Veterans’ Memorial on the front lawn of Queen’s Park, 111 Wellesley Street West, Toronto.

Foto: The Globe and Mail

Onde comprar as poppy flowers?

É muito fácil encontrar comércio vendendo as florzinhas vermelhas nos dias que antecedem o Remembrance Day. Lojas como: Dollarama, Shoppers Drug Mart e The Bay estão na lista, e até a rede de café Tim Hortons. Pede-se uma doação de, no mínimo dois dólares.

Este ano, as comemorações para o Remembrance Day prometem ser ainda maiores, porque 2018 marca o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.

Em Toronto, às 16:56h, sinos ao redor da cidade irão tocar 100 vezes, em sintonia, incluindo o sino do belíssimo prédio Old City Hall, ao lado da prefeitura atual (Nathan Phillips Square, metrô Queen).

Fica a dica de um evento diferente para quem estiver visitando a cidade.

Veja aqui mais eventos para o Remembrance Day em Toronto.

2 Comments

  1. Adriana

    Para os adultos, a importância do lembrar, é para que não mais se repita tragédia tão triste. Para às criancas, para que cresçam sabendo das besteiras que os adultos fazem e que nunca as repitam no seu futuro.
    😶

    1. Alessandra Cayley

      Pois é, Adri. Ia até comentar isso no post, mas com tantas guerras que já rolaram (e ainda rolam) depois da Primeira Guerra Mundial, fico a pensar se estamos atingindo o propósito… 🙁
      Espero que a geração dos nossos filhos nos ensinem a lição…obrigada por passar por aqui!

Leave a Reply

Required fields are marked*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.